AROMATERAPIA PARA AUXILIAR O PROCESSO DE RECLUSÃO

A AROMATERAPIA é a terapia holística que utiliza os óleos essenciais.

Utilizarei a sigla O.E. para me referir aos Óleos Essenciais.

Os O.E. são substâncias químicas produzidas pelas plantas e possuem formas altamente concentradas.

Os métodos de utilização dos óleos essenciais são:

– Inalação

– Massagens

– Aromatizadores (difusores)

– Banhos

– Compressas

– Escalda-Pés

– Sauna, etc.

TOMANDO ALGUMAS PRECAUÇÕES:

– No geral, devemos ter cuidados especiais no tratamento com bebês, crianças, gestantes e idosos.

– Os óleos essenciais não substituem medicações e nenhum outro tratamento de saúde, ele apenas os complementa.

– A aromaterapia deve ser feita sob orientação de um profissional qualificado.

– Nunca use os óleos essenciais.

– Alguns óleos podem causar danos à pele se usados antes de exposição ao sol (fotossensibilidade).

– É sempre aconselhável fazer um teste de sensibilidade (ver dica abaixo).

TESTE ALÉRGICO DE CONTATO

Coloque 1 ou 2 gotas de óleo essencial que você quer utilizar no interior do pulso ou na região próxima ao cotovelo. Se você for sensível ou alérgico, sua pele geralmente ficará vermelha, com comichão ou dolorosa dentro de algumas horas (pode ocorrer até 24 horas).

Se você notar um desses sintomas, limpe a área com um óleo vegetal e bastante água.

INDICAÇÕES DE ÓLEOS ESSENCIAIS:

Como o SISTEMA IMUNOLÓGICO e o SISTEMA RESPIRATÓRIO estão associados ao 4º Chakra: CARDÍACO, irei passar os Óleos Essenciais indicados para equilibrá-lo. Coloque 5 gotas no aromatizador ambiental ou aplique 1 gota no chacra a ser harmonizado.

Óleos para o equilíbrio do Chakra Cardíaco: Hortelã Pimenta, Gerânio, Laranja, Rosa, Ylang-Ylang, Jasmim, Lavanda, Alecrim, Manjerona, Palmarosa, Melissa, Bergamota.

TRATAMENTO PARA AS VIAS RESPIRATÓRIAS:

– RESFRIADOS, GRIPE E CONGESTÃO NASAL: 3 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto ou de Hortelã Pimenta, 3 gotas de Óleo Vegetal Copaíba em 2 litros de água fervente.

Fazer a inalação, aplicando os óleos em um recipiente (tigela) com 2 litros de água fervente. Cobrir a cabeça com uma toalha, fechar os olhos e inalar o vapor por 3 minutos. Indicado de 1 a 2 vezes ao dia até melhorar os sintomas. Após inalação com vapor, evite golpes de ar frio por 2 horas.

– TÔNICO RESPIRATÓRIO: 4 gotas de OE de Eucalipto Globulus, 2 gotas de OE de Tomilho, 2 gotas de OE de Pinho Silvestre, 5 gotas de OE de Limão.

Usar essa mistura em um difusor de ambiente para melhorar a respiração.

– FEBRE: Mergulhe uma compressa limpa em um recipiente com água. Retire o excesso de água da compressa e pingue: 3 gotas de OE de Tomilho, 2 gotas de OE de Lavanda, 2 gotas de OE de Eucalipto. Deixe a compressa na região da testa por cerca de 15 minutos, tomando cuidado com os olhos.

TRATAMENTO PARA POSSÍVEIS SINTOMAS EMOCIONAIS:

– APATIA E MEDO: 3 gotas de OE de Canela, 8 gotas de OE de Sândalo, 4 gotas de OE de Ylang-Ylang. Misturar em 30 ml de Óleo Vegetal (Amêndoas, Girassol ou Semente de Uva). Aplicar em massagem corporal ou como óleo hidratante corporal.

– COMBATER O MEDO: Através de inalação com difusor ambiental: 3 gotas de OE de Sândalo, 2 gotas de OE de Laranja doce. Ou: 2 gotas de OE de Salvia esclareia, 2 gotas de OE de Camomila romana, 1 gota de OE de Vetiver. Ou: 2 gotas de OE de Jasmim ou Neroli, 2 gotas de OE de Olíbano, 1 gota de OE de Salvia Esclareia.

– ALÍVIO DA ANSIEDADE DE UM MODO GERAL: Anis, Benjoim, Bergamota, Breu Branco, Camomila Romana, Cipreste, Eucalipto, Gerânio, Laranja Doce, Lavanda (Lavandula Officinalis), Lemongrass, Manjericão, Manjerona, Melissa, Neroli, Palmarosa, Sálvia Esclarea, Sândalo, Olíbano, Tangerina, Ylang-Ylang.

Inalação em difusor ambiental: 2 gotas de OE de Bergamota, 2 gotas de OE de Salvia esclareia, 1 gota de OE de Olíbano.  Ou: 3 gotas de OE de Sândalo, 2 gotas de OE de Bergamota. Ou: 1 gota de OE de Rosa, 1 gota de OE de Lavanda, 2 gotas de OE de Tangerina e 1 gota de OE de Vetiver. Ou pingar 5 gotas de qualquer óleo essencial indicado para aliviar a ansiedade de um modo geral.

– MASSAGEM: Para fazer a massagem ou automassagem com os óleos essenciais é necessário aplicá-los junto com um óleo transportador, também chamado de óleo carreador como exemplo posso citar:Óleo de Amêndoas, Gergelim (Sesamum Indicun), Germe de Trigo (Triticum Vulgare), Girassol (Helianthus Annuus), Jojoba, Semente de Uva, Óleo Vegetal de Coco Fracionado (a marca doTerra possui um ótimo); etc.

  • ÓLEO DE MASSAGEM PARA ALIVIAR ANSIEDADE: 30ml óleo vegetal de Árgan, 5 gotas de OE de Ylang-ylang, 7 gotas de OE de Limão siciliano e 7 gotas de OE de Bergamota.

Misture tudo em um frasco de vidro âmbar. Massageie o centro do peito na região do tórax em sentido horário durante uns 3 minutos pelo menos.  Use sempre que sentir que precisa dar uma relaxada ou quando tem picos de ansiedade.

Esta sinergia ajuda a acalmar, diminui a depressão e fortalece o sistema imunológico.  

– AJUDAR A LIDAR COM O SOFRIMENTO: Através de inalação com difusor ambiental: 2 gotas de OE de Rosa, 3 gotas de OE de Sândalo. Ou: 2 gotas de OE de Rosa, 3 gotas de OE de Cipreste. Ou: 1 gota de OE de Neroli, 1 gota de OE de Rosa, 3 gotas de OE de Sândalo.

ALIVIAR A SOLIDÃO: Através de inalação com difusor ambiental:  1 gota de OE de Rosa, 2 gotas de OE de Olíbano, 2 gotas de OE de Bergamota. Ou: 2 gotas de OE de Bergamota, 3 gotas de OE de Salvia Esclareia. Ou: 3 gotas de OE de Bergamota, 2 gotas de OE de Camomila Romana.

EQUILÍBRIO MENTAL: 5 gotas de OE de Manjericão no difusor ambiental.

– ATAQUES DE PÂNICO: Através de inalação com difusor ambiental:  1 gota de OE de Neroli, 4 gotas de OE de Lavanda. Ou: 1 gota de OE de Rosa, 4 gotas de OE de Olíbano.

INSÔNIA: Através de óleo de massagem: 3 gotas de OE de Lavanda, 3 gotas de OE de Petitgrain (ou Laranja, Bergamota, Tangerina), 3 gotas de OE de Sálvia Esclareia (ou Camomila romana) e 30 ml de óleo vegetal (Amêndoas, Girassol, Gergelim ou Semente de Uva).

Massagear a região dos ombros, braços, nuca e tórax com a mistura, antes de deitar-se. Preferencialmente após um banho quente.

Pode ser usado também no difusor de aromas no ambiente, ou no colar difusor pessoal. Nesses casos apenas use os óleos essenciais diretamente nos difusores, sem o óleo vegetal.

– ANTIDEPRESSIVO: Através de óleo pós-banho: 100 ml de óleo vegetal de amêndoas doces, 12 gotas de óleo essencial de bergamota, 20 gotas de óleo essencial de lavanda, 4 gotas de óleo essencial de gerânio, 4 gotas de óleo essencial de olíbano.

Coloque os ingredientes em um frasco de vidro, escuro com etiqueta de identificação. Agite antes de usar, massageie o corpo molhado após o banho. Não se expor ao sol após utilizar o produto.

– CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS OU TRABALHO: 1 gota de OE de Limão siciliano, 1 gota de OE de Patchouli, 1 gota de OE de Vetiver. Colocar no aromatizador pessoal, ou pingar em um pano e inalar.

Através de inalação com difusor ambiental: 3 gotas de OE de Alecrim, 2 gotas de OE de Limão siciliano. Ou: 4 gotas de OE de Cipreste, 1 gota de OE de Hortelã-pimenta. Ou: 1 gota de OE de Manjericão, 2 gotas de OE de Alecrim, 2 gotas de OE de Cipreste.

– TRAZER PAZ e ALEGRIA NO AMBIENTE: Através de inalação com difusor ambiental: 3 gotas de OE de Bergamota, 1 gota de OE de Ylang-ylang, 1 gota de OE de Grapefruit (Toranja). Ou: 1 gota de OE de Gerânio, 2 gotas de OE de Olíbano, 2 gotas de OE de Laranja doce. Ou: 2 gotas de OE de Sândalo, 1 gota de OE de Rosa, 2 gotas de OE de Bergamota. Ou: 2 gotas de OE de Limão siciliano ou Laranja doce, 2 gotas de Grapefruit (Toranja), 1 gota de OE de Ylang-Ylang, Rosa ou Neroli.

Fazer escalda-pés com os óleos essenciais e sal também pode te ajudar a relaxar. Para fazer seu escalda-pés é preciso:

– Balde ou bacia baixa e larga;

– Água aquecida a uma temperatura agradável para você;

– Óleos Essenciais – 15 gotas em média para 2 litros de água;

– 2 colheres de sopa de sal. (Pode também acrescentar 1 colher de sopa de Bicarbonato de Sódio).

Amanhã trarei dicas da CRISTALTERAPIA E CROMOTERAPIA para te ajudar nesta fase.

VERÔNICA DUTENKEFER

Psicoterapeuta e Terapeuta Holística

CRTH-BR 5234

(11) 9.6484-5432

E-mail: veveduten@yahoo.com.br