Essências Florais e seus benefícios

“Olhai as aves do céu,

elas não semeiam nem ceifam,

mas são alimentadas por Deus.

(…e) Olhai os lírios do campo (…)”

(Mt.,6,26-28)

As essências florais são extratos líquidos sutis extraídos de flores silvestres, com sequencia vibracional apropriadas para trabalhar harmonizando estados mentais, emocionais e espirituais em desequilíbrio.

O uso de flores para a cura é bastante remota. Antigas civilizações do Oriente e os aborígines australianos já faziam o uso das essências através do orvalho. Mas a aplicação precisa das essências florais foi desenvolvida mais profundamente por Dr. Edward Bach, na década de l930.

“Em geral, as essências florais são preparadas a partir de uma infusão solar de flores silvestres ou flores inatas de jardim em um recipiente com água, que é posteriormente diluída, potencializada e conservada em conhaque. […] As essências florais não agem devido à composição química do líquido e sim por causa das energias vitais provenientes da planta e contidas na matriz à base de água. […] Seu impacto não é o resultado de alguma interação bioquímica direta na fisiologia do corpo. Pelo contrário, as essências florais atuam através dos vários campos de energia humanos, os quais por sua vez influenciam o bem estar mental, emocional e físico.”(KAMINSKI e KATZ; 1998; p.3).

A Terapia Floral utiliza as essências florais na busca do equilíbrio global do corpo. Age em situações circunstanciais, ajudando o indivíduo a compreender o desequilíbrio e desfazer bloqueios emocionais e energéticos.

Essa terapia ajuda a pessoa a reconhecer e tomar consciência das emoções e pensamentos que possam estar prejudicando seu desenvolvimento pessoal, sua saúde e sua vida. Traz uma compreensão mais ampla, ajudando o indivíduo a perceber o sentido do seu sofrimento, a causa que está por trás dos sintomas e essa percepção amplia os caminhos de cura e transformação.

Portanto a Terapia Floral cria saúde no sentido em que resgata nossos talentos e virtudes, equilibrando as polaridades da alma e da personalidade. Dessa maneira, as Essências Florais convidam o ser humano a tomar uma atitude saudável, ampliando sua vontade de avançar em direção ao seu desenvolvimento como pessoa.

Quem quiser conhecer melhor, clique no link abaixo e assita ao vídeo que eu fiz no meu canal do Youtube, explicando sobre essa técnica:

VERÔNICA DUTENKEFER

Psicoterapeuta e Terapeuta Holística

CRTH-BR 5234

(11) 9.6484-5432

E-mail: veveduten@yahoo.com.br