O PODER TERAPÊUTICO DAS MANDALAS

Na imagem que acompanha este texto estão partes de algumas mandalas que criei. Hoje venho explicar um pouco sobre elas.

A palavra “MANDALA” se originou do sânscrito e quer dizer: “CÍRCULO” ou “ENERGIA CIRCULAR”.

Estudando o simbolismo do círculo encontramos a representação da eternidade e divindade, já que não tem princípio, nem fim e quase sempre se associa ao ponto e ambos podem ser considerados como sinais supremos de perfeição, união e plenitude.

Simbolizam, portanto, o Universo e a plenitude do ser completo.

O círculo também é um símbolo de movimento e delimita o interno do externo. Ele proporciona a capacidade de focar e também representa o ciclo do eterno retorno.

As mandalas são símbolos da totalidade, integração, conexão entre nosso mundo interno e externo. Elas podem ser poderosas ferramentas terapêuticas.

O psicólogo suíço CARL GUSTAV JUNG foi quem trouxe as mandalas como uso terapêutico e percebeu a presença das imagens circulares tanto nos desenhos, como nos sonhos.

Na tradição oriental as mandalas aparecem basicamente como um meio de elevar a consciência. Ela é usada na meditação. Ao contemplar a mandala há a possibilidade de limpar a mente. Aos poucos nosso diálogo interno cessa e a intuição assume o comando, criando condições para o autoconhecimento.

Quando Jung aprofundou seus estudos e pesquisas sobre as mandalas, percebeu que o mesmo efeito de SERENIDADE aparecia nos indivíduos ocidentais que desconheciam completamente as tradições orientais.

Carl Gustav Jung estudando os efeitos das mandalas também percebeu que elas ajudam a reencontrar um sentido e ordem na vida. Elas ajudam a conservar a ORDEM PSÍQUICA, ou restabelecê-la quando esta ordem desaparece.

Portanto as mandalas podem ajudar em momentos difíceis que atravessamos em nossa jornada, pois elas exercem uma força que estimula e conduz ao nosso próprio centro, trazendo uma espécie de ACONCHEGO e PROTEÇÃO.

Eu ousaria dizer que ao manipular uma mandala, de uma forma totalmente concentrada e entregue, estamos fazendo uma espécie de ALFABETIZAÇÃO CONSCENCIAL. Estaremos tateando um caminho único de volta às nossas origens verdadeiras, nossas origens cósmicas.

No vídeo abaixo você encontrará mais explicações sobre este tema.

Eu realizo um trabalho terapêutico com as mandalas que chamei de: JORNADA INTERIOR COM AS MANDALAS.

Esse trabalho é feito à distância e consiste num acompanhamento terapêutico utilizando as mandalas.

Primeiro farei, através de entrevista e questionários a ANAMNESE, ou seja, o estudo de caso. Nele descobrirei os principais sintomas físicos, comportamentais, mentais e emocionais que a pessoa está apresentando no atual momento de vida dela. Unirei outras ferramentas holísticas, como: terapia floral, aromaterapia, chakraterapia e musicoterapia para complementar este trabalho com as mandalas.

Explico à pessoa como deve ser a manipulação das mandalas e uma vez por semana, em sessões semanais, conversaremos sobre os conteúdos psíquicos que a pessoa está percebendo.

Os conteúdos psíquicos se referem às sensações, emoções e pensamentos que ficaram mais presentes ao manipular a mandala. Lembranças, arrependimentos, expectativas, ansiedades, preocupações com o futuro, etc.

O ato de desenhar, pintar, construir, contemplar, criar ou manipular as mandalas atua na psique humana de uma forma profunda, proporcionando ORDEM, EQUILÍBRIO e RELAXAMENTO.

Dentre os seus benefícios podemos citar:

– Aumento da percepção do “mundo interno” (meditação ativa);

– Aumento da Concentração;

– Promove o relaxamento;

– Auxilia na aprendizagem em lidar com a ansiedade, impaciência, perseverança e constância;

– Refinamento da percepção e intuição;

– Prazer estético;

– Redução do stress e ansiedade;

– Ativação dos 2 hemisférios cerebrais: Lógico – Formas/ Intuitivo- Criatividade;

– Gera bem estar;

– Aumento da autoestima, autoconfiança.

Para maiores informações sobre este trabalho, ou agendamento, entre em contato.

VERÔNICA DUTENKEFER

Psicoterapeuta e Terapeuta Holística

CRTH-BR 5234

(11) 9.6484-5432

E-mail: veveduten@yahoo.com.br