AS TERAPIAS HOLÍSTICAS NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

1 – ESSÊNCIAS FLORAIS

Você ficará sabendo quais Essências Florais podem te auxiliar no tratamento da ANSIEDADE:

– FLORAIS AUSTRALIANOS: Black-Eyed-Susan, Crowea e o Floral Composto: Confid Essence.

– FLORAIS DE BACH: Agrimony, Aspen, Cerato, Cherry Plum, Elm, Larch, Mimulus, Red Chestnut, Rock Rose, Sweet Chestnut, Vervain, Walnut.

– FLORAIS CALIFORNIANOS: Chamomile, Chrysanthemum, Filaree, Garlic, Golden Yarrow, Goldenrod, Nicotiana, Pink Monkeyflower, Trumpet Vine.

– FLORAIS DE MINAS: Dianthus, Calmim, Fuchsia, Impatiens, Matricaria, Melindre, Mimosa, Passiflora, Prunus, Psidium, Phyllanthus, Sambucus, Verbenacea, Vervano.

– Fi-Essências Florais de Minas: Tranquillus.

– Fi- Florais Florais de Minas: Serenium.

Embora a pessoa possa utilizar as dicas dessas essências florais e mandar fazer a fórmula em farmácias de manipulação, o ideal é fazer o estudo de caso com algum profissional da área, pois existem nuances que diferenciam especificamente uma essência da outra. Por exemplo, no caso da ansiedade, existem Essências que vão trabalhar a ansiedade pelo excesso de preocupação com os entes queridos; outra vai trabalhar a ansiedade que está acompanhada de medo extremo, etc.

O trabalho que faço com os florais pode ser feito à distância ou presencial.

Primeiro faço uma anamnese detalhada através de questionário e estudo de caso, para melhor indicar a fórmula floral personalizada.

POSOLOGIA:

 – Tomar 4 gotas (se for spray, 4 borrifadas) em baixo da língua, 4 vezes ao dia (6 vezes se for emergência)

– No caso dos FI-FLORAIS FLORAIS DE MINAS ou FI-ESSÊNCIAS FLORAIS DE MINAS: a posologia é de 4 a 20 gotas em meio copo de água, 4 vezes ao dia.

É importante lembrar-se de não deixar o vidro exposto ao sol e a irradiações eletromagnéticas (por exemplo: computadores, celulares).

2 – AROMATERAPIA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

Existem várias formas de utilizar os óleos essenciais:

– Inalação (1 gota na palma da mão, ou pelos difusores),

– Massagens,

– Compressas,

– Escalda-pés, etc.

O que é preciso para fazer um escalda-pés:

– Balde ou bacia baixa e larga;

– Água aquecida a uma temperatura agradável para você;

– Óleos Essenciais – 15 gotas em média para 2 litros de água;

– 2 colheres de sopa de sal. (Pode também acrescentar 1 colher de sopa de Bicarbonato de Sódio).

Aqui apresento os Óleos Essenciais que ajudam no alívio da ansiedade de modo geral, e depois algumas “receitinhas” mais específicas.

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA AUXILIAR NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE DE MODO GERAL: Bergamota, Cedro, Cipreste, Copaíba, Eucalipto, Gerânio, Laranja Doce, Lavanda (Lavandula Officinalis), Limão Tahiti, Manjerona, Olíbano, Palmarosa, Patchouli, Petitgrain, Sálvia Esclareia, Tomilho, Vetiver.

ÓLEOS VEGETAIS PARA AUXILIAR NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE DE MODO GERAL: Germe de Trigo (Triticum Vulgare), Gergelim (Sesamum Indicun).

RECEITAS USANDO DIFUSORES:

– 7 gotas de OE de Lavanda (Lavandula Officinalis) + 3 gotas de OE de Laranja Doce

Ou

– 2 gotas de OE de Bergamota + 2 gotas de Sálvia Esclareia + 1 gota de OE Olíbano

Ou

– 3 gotas de OE de Sândalo + 2 gotas de Bergamota

Ou

– 1 gota de OE de Rosa + 1 gota de OE de Lavanda (Lavandula Officinalis) + 2 gotas de OE de Tangerina + 1 gota de OE de Vetiver

OBS: Se você tiver só um dos óleos essências que são indicados para a Ansiedade de modo geral, você também poderá colocar umas 5 gotas dele no difusor.

RECEITA PARA MASSAGEM (AUTOMASSAGEM):

– 30 ml de um dos Óleos Vegetais (também chamado de óleo carreador), como exemplo posso citar: (Óleo de Coco Fracionado (da marca doTerra); Óleo de Amêndoas, Gergelim (Sesamum Indicun), Germe de Trigo (Triticum Vulgare), Girassol (Helianthus Annuus), Jojoba, Semente de Uva;

– 5 gotas de OE de Ylang Ylang;

– 7 gotas de OE de Limão Siciliano;

– 7 gotas de OE de Bergamota.

Misture tudo em um vidro âmbar, coloque uma etiqueta se preferir com nome. Use sempre que sentir que precisa dar uma relaxada ou quando tem picos de ansiedade.

Massageie o centro do peito na região do tórax em sentido horário durante uns 3 minutos pelo menos.

3 – MANDALATERAPIA AUXILIANDO À DIMINUIÇÃO DA ANSIEDADE

Estou trazendo pra você, uma das técnicas holísticas preferidas por mim: a MANDALATERAPIA.

A expressão mandala provém de uma palavra da língua sânscrita, falada no Nepal e na Índia antiga, e significa, literalmente, um círculo.

Segundo os orientais, ao contemplar uma mandala, há a possibilidade de limpar a mente e cessar, ou diminuir o diálogo interno, para que a intuição possa assumir o comando, criando condição para o autoconhecimento.

O psiquiatra e psicoterapeuta suíço, fundador da PSICOLOGIA ANALÍTICA: CARL GUSTAV JUNG (1875 – 1961) estudou as mandalas profundamente e descobriu os efeitos curativos das mandalas e foi o primeiro que trouxe o uso TERAPÊUTICO DAS MANDALAS.

BENEFÍCIOS DE CRIAR/MANIPULAR MANDALAS:

  • Aumenta a percepção do “mundo interno” (meditação ativa)
  • Aumenta a Concentração
  • Promove o relaxamento
  • Aprendizagem em lidar com a ansiedade, impaciência, perseverança e constância.
  • Refina a percepção e intuição
  • Promove prazer estético
  • Reduz stress e ansiedade
  • Ativa os 2 hemisférios cerebrais: Lógico – Formas/ Intuitivo- Criatividade
  • Gera bem estar
  • Aumenta autoestima, autoconfiança.

Para que as mandalas possam ser usadas terapeuticamente há orientações específicas. Mas é claro que isso só acontece quando a pessoa gosta de fazer a manipulação delas, pois se essa atividade não for prazerosa para ela, essa técnica NÃO É INDICADA.

Quando a pessoa opta em fazer esse trabalho, eu envio um kit com mandalas adequadas para o caso dela e as orientações de como ela deve manipulá-las para que o efeito terapêutico possa surgir.

Vale a pena você buscar as técnicas que mais te agradam.

A técnica mais fácil e comum é a pintura com lápis de cor, giz de cera e canetinha, mas há outras técnicas, dentre elas posso citar: Crochê; Mandala em Fios; Mosaico; Pontilhismo; Vitrais; Quilling; etc.

Você pode também utilizar as mandalas para fazer sua meditação. Neste caso, elas são usadas para serem contempladas fixamente ao meditar.

Se você quiser experimentar essa ferramenta terapêutica, entre em contato.

4 – CRISTALTERAPIA e CROMOTERAPIA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

Trago pra você as dicas da CRISTALTERAPIA e CROMOTERAPIA, que auxiliam na diminuição deste sintoma.

A ansiedade se relaciona com o 1º (Chakra Raiz ou Básico) e 3º (Plexo Solar) chakras, portanto o local para se colocar os cristais e as cores se referem a estes dois chakras.

CRISTAIS INDICADOS NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE:

Ágata Azul Rendada, Âmbar, Ametista, Apatita, Aventurina, Citrino, Coral Negro, Crisocola, Diamante, Diamante Herkimer, Fluorita, Lápis Lázuli, Larimar, Malaquita, Pedra da Lua, Pedra do Sol, Peridoto, Quartzo Rosa, Rodonita, Safira, Topázio Imperial e Turquesa.

Outra forma de usá-las é colocando os cristais na água do Escalda Pés (que você pode fazer unindo com os óleos Essenciais que foram recomendados na técnica de Aromaterapia para tratar este sintoma), mas tem que tomar o cuidado, pois alguns cristais não podem ficar na água.

CORES INDICADAS NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE:

Verde, Rosa, Azul e Anil – sobre o 1º Chakra: Raiz, o 3º: Plexo Solar e/ área das costas (medula) e cabeça.

Encerro aqui sobre esse sintoma. Espero que as dicas que foram dadas aqui te ajude, de algum modo, a administrar sua ansiedade.

VERÔNICA DUTENKEFER

Psicoterapeuta e Terapeuta Holística

CRTH-BR 5234

(11) 9.6484-5432

E-mail: veveduten@yahoo.com.br