ALERGIAS

As alergias referem-se a reações exageradas do organismo frente a um “agente” exterior (alergênico) que é percebido como um agressor (adversário inimigo). O organismo então reage violentamente para destruí-lo ou expulsá-lo.

Elas podem surgir de diferentes formas e em diversas partes do corpo, pois os alergênicos carregam referências simbólicas inconscientes do que é considerado impuro ou perigoso.

Simbolicamente podemos, muitas vezes, detectar uma forte crença de que o mundo é um lugar muito perigoso e agressivo e por isso devemos nos defender “a qualquer preço”. Essas crenças produzem cadeias de pensamentos que originam o sentimento de medo e agressividade (sentimentos muito presentes nos processos alérgicos).

Uma infância onde o indivíduo teve sua capacidade de solucionar problemas, subestimados (seja por superproteção ou críticas elevadas), pode acarretar um estado hipervigilante. Nesse caso a alergia vem, inconscientemente, mostrar a negação do próprio poder. A pessoa sente-se incapaz e insegura em enfrentar a vida e as dificuldades e desafios que surgem.

Quando os sentimentos de medo, raiva, impotência e culpas são bloqueados de maneira rígida, por causa da não aceitação delas ou por causa de julgamentos altamente críticos e perfeccionistas, as reações alérgicas podem surgir como uma expressão delas.

A alergia está associada ao desequilíbrio no 6º Chakra: Frontal.

O ideal, se você sofre com esse mal, é procurar pesquisar qual alergênico você possui. Para isto é necessário passar com um médico especialista que indicará exames específicos.

Como foi explicado, as possíveis causas de manifestações alérgicas estão associadas a emoções e sentimentos específicos de medo, agressividade, impotência e culpa. A PSICOTERAPIA poderá te ajudar a identificar quais sentimentos estão presentes e dar orientações específicas com seu histórico de vida. Trabalhar o que Jung chamava de “Lado Sombra”, que basicamente é descobrir nossas qualidades sombrias (não aceitas) e interpretar as mensagens que elas querem transmitir.

A psicoterapia também poderá te ajudar com exercícios para lidar com a agressividade e aprender a fazer a distinção real dos perigos. Trabalhar as crenças negativas ajudando a identificar e quebrar as sequências de pensamentos que estão contribuindo na manutenção da insegurança e medos em lidar com desafios, admitir o novo em sua vida e viver mais corajosamente.

A resiliência é, resumidamente, nossa capacidade em lidar com as pressões da vida. E todo ser humano possui a capacidade em aprender, desenvolver e aumentar sua resiliência. A psicoterapia auxilia muito esse processo.

Buscar técnicas corporais (meditação dinâmica, exercícios de confrontação, etc.) também contribui muito com processos alérgicos, uma vez que estão associados à nossa agressividade.

DICAS DE TRATAMENTOS NATURAIS PARA A ALERGIA

Abaixo você encontra algumas dicas de tratamentos naturais para a alergia. Mas antes de tudo é imprescindível lembrar novamente que: NENHUM TRATAMENTO HOLÍSTICO SUBSTITUI OS TRATAMENTOS MÉDICOS. Eles COMPLEMENTAM, por isso são chamados de “Terapias Alternativas, Complementares ou Integrativas”.

1 – DICAS DE ALIMENTAÇÃO:

 Essas dicas foram retiradas do livro: “O GRANDE LIVRO DOS SUCOS” – Pat Crocker.

O QUE FAZER PARA DIMINUIR AS CRISES ALÉRGICAS?

Consumir mais:

– Frutas e legumes que ofereçam flavonoides e antioxidantes, que ajudam a boa resposta imunológica.

– Ácidos graxos essenciais (presentes nos peixes gordurosos, linhaça e sementes de girassol, entre outros alimentos) que são anti-inflamatórios e reduzem a gravidade de alergias.

– Ervas que melhorem a digestão (raiz de dente-de-leão, se necessário), reforcem a imunidade (astrágalo, alho) e nutram o sistema nervoso (palha de aveia, escutelária).

Eliminar:

– Açúcar, inclusive mel e açúcar de frutas.

– Álcool, que prejudica a função imunológica.

– Alimentos formadores de muco: laticínios e banana.

ALIMENTOS DE CURA: agrião, aspargo, beterraba, cebola, cenoura, espinafre, framboesa, laranja, maçã, manga, morango, pimentas, uvas, arroz, cereais integrais, iogurte com lactobacilos vivos, oleaginosas (exceto amendoim), linhaça, alho, cúrcuma, gengibre, tomilho.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES:

– Reduzir o stress;

– Sono e relaxamento;

– Consumir boas proteínas. As melhores fontes são o peixe como atum, salmão, sardinha, truta, bacalhau e arenque.

2 – TERAPIA FLORAL:

Algumas essências florais que podem auxiliar o tratamento da alergia:

BACH: Beech, Cherry Plum, Cerato, Pine, Larch, Crab Apple, Walnut, Willow.

Recue para crises alérgicas.

MINAS: Artemísia, Eucalyptus, Mirabilis, Malus, Sálvia.

– FÓRMULA COMPOSTA FLORAIS DE MINAS: Limpidus, Guttagnello.

– FI – FLORAIS DE MINAS: Exsultat Liquor, Imunis.

Embora a pessoa possa utilizar as dicas dessas essências florais e mandar fazer a fórmula em farmácias de manipulação, o ideal é fazer o estudo de caso com algum profissional da área, pois existem nuances que diferenciam especificamente uma essência da outra.

O trabalho que faço com os florais pode ser feito à distância ou presencial.

Primeiro faço uma anamnese detalhada através de questionário e estudo de caso, para melhor indicar a fórmula floral personalizada.

POSOLOGIA:

 – Tomar 4 gotas (se for spray, 4 borrifadas) em baixo da língua, 4 vezes ao dia (6 vezes se for emergência)

– No caso dos FI-FLORAIS FLORAIS DE MINAS ou FI-ESSÊNCIAS FLORAIS DE MINAS: a posologia é de 4 a 20 gotas em meio copo de água, 4 vezes ao dia.

É importante lembrar-se de não deixar o vidro exposto ao sol e a irradiações eletromagnéticas (por exemplo: computadores, celulares).

3 – CRISTALTERAPIA E CROMOTERAPIA:

Encerrando as dicas de tratamento da ALERGIA, trago dicas da CRISTALTERAPIA E CROMOTERAPIA.

Como vimos anteriormente, a alergia está associada ao desequilíbrio no 6º Chakra: Frontal, portanto, tanto os cristais, como as cores, terão de ser colocadas nesta região.

CRISTAIS INDICADOS NO TRATAMENTO DA ALERGIA:

Ágata Musgo, Calcita Verde, Cornalina, Magnetita, Peridoto, Turquesa.

Outra forma de usá-las é colocando os cristais na água do Escalda Pés (que você pode fazer unindo com os óleos Essenciais que foram recomendados na técnica de Aromaterapia para tratar este sintoma), mas tem que tomar o cuidado, pois alguns cristais não podem ficar na água.

CORES INDICADAS NO TRATAMENTO DA ALERGIA:

Verde, Violeta, Azul (sobre o 6º Chakra: Frontal e/ou Timo/ Medula ou área afetada).

VERÔNICA DUTENKEFER

Psicoterapeuta e Terapeuta Holística

CRTH-BR 5234

(11) 96484-5432