ACNE

Hoje venho falar sobre outro sintoma: a ACNE.

Mas antes vamos conversar um pouco sobre esse órgão fascinante e completo que é nossa PELE.

A pele tem o significado simbólico de ser FRONTEIRA, estabelecendo, portanto, limites entre nosso mundo interno e externo. Ela entrepõe o contato e ternura e também está ligado à respiração. Ela possibilita a ventilação cutânea através da qual auxilia os pulmões no seu papel de assimilação da energia do ar. No entanto, vai além da simples troca gasosa, pois ela recebe e transforma a radiação solar através da sua ação no metabolismo da vitamina D.

Na pele encontramos as Fáscias (são planos de tecido conjuntivo, organizados no corpo humano em camadas) que “memorizam” nossas experiências e nossas emoções.

Os problemas da pele são sinais das nossas dificuldades de vivência em relação ao mundo exterior.

Inconscientemente esses problemas da pele entram com a função (nada lógica e racional) de defesa, na medida em que tenta justificar as dificuldades de contato com o mundo e também auxiliam na eliminação da tensão sentida neste contato.

ACNE: É uma doença na pele que pode se apresentar de forma mais branda (Cravos), lesões intermediárias (Espinhas), até formas mais graves, com processos inflamatórios (Nódulos, Abscessos, Cistos).

O aumento da oleosidade é geralmente causado pelos hormônios sexuais (Por isso ela é muito comum na adolescência, quando há o surgimento desses hormônios). Esse aumento da oleosidade (sebo) acaba obstruindo os poros. Além da obstrução, a presença de bactérias na pele aumenta a chance de infecções.

O stress pode contribuir muito no aparecimento dessas lesões na pele.

Simbolicamente a Acne representa a manifestação de medos, insatisfações, ressentimentos, problemas de identidade, vergonha e/ou sentimento de crítica elevado (por si mesmo e pelo mundo).

A dificuldade em aceitar a si mesmo aumenta o medo de ser rejeitado e por isso possuem grande dificuldade em confiar em si mesmas e nos outros.

Também são pessoas que guardam mágoas e raivas por terem sido reprimidas.

Toda erupção de pele demonstra que algumas coisas, que de algum modo foram impedidas de se manifestar, desejam ultrapassar as fronteiras da repressão a fim de serem percebidas conscientemente.

Mais uma vez percebemos como é importante o processo de autoconhecimento, para identificar e limpar os sentimentos reprimidos e pensamentos tóxicos que estão ajudando no surgimento e manutenção dos desequilíbrios.

A acne (assim como os problemas de pele em geral) está associada ao desequilíbrio no 4º Chakra: o Chakra Cardíaco.

CUIDADOS GERAIS CONTRA A ACNE:

– Tenha uma dieta saudável, incluindo muitas fibras, gorduras saudáveis e água. Ácidos graxos essenciais (como o Ômega 3) reduzem a inflamação e reparam as células danificadas da pele.

– Inclua vitaminas E e C: A vitamina E é essencial para a saúde da pele, e pode ajudar a prevenir cicatrizes. A vitamina C ajuda na reparação da pele e melhora a produção de colágeno.

– Mantenha a pele limpa, e evite mexer nas lesões e ficar com marcas.

– Utilize suplementos de vitamina A e zinco. A vitamina A é essencial para a saúde da pele, regula o sebo e a produção de queratina. O zinco promove a cura dos tecidos, equilibra os hormônios e reduz a inflamação.

Essências Florais que auxiliam no tratamento da Acne.

ESSÊNCIAS FLORAIS:

– BACH: Crab Apple, Gorse, Larch, Olive, Pine, Walnut.

– MINAS: Althaea,  Artemísia, Helianthus,  Jasminum, Malus, Pastoris, Pinus,

– AUSTRÁLIA: Billy Goat Plum, Five Corners, Fringed Violet, Spinifex

– FÓRMULA COMPOSTA FLORAIS DE MINAS: Fórmula do Adolescente, Feminalis, Buquê da Transformação.

OBS: Cada uma delas trabalham situações específicas, dependendo do estudo de caso.

– FI – FLORAIS FLORAIS DE MINAS: Exsultat Liquor.

Embora a pessoa possa utilizar as dicas dessas essências florais e mandar fazer a fórmula em farmácias de manipulação, o ideal é fazer o estudo de caso com algum profissional da área, pois existem nuances que diferenciam especificamente uma essência da outra.

O trabalho que faço com os florais pode ser feito à distância ou presencial.

Primeiro faço uma anamnese detalhada através de questionário e estudo de caso, para melhor indicar a fórmula floral personalizada.

POSOLOGIA:

 – Tomar 4 gotas (se for spray, 4 borrifadas) em baixo da língua, 4 vezes ao dia (6 vezes se for emergência)

– No caso dos FI-FLORAIS FLORAIS DE MINAS ou FI-ESSÊNCIAS FLORAIS DE MINAS: a posologia é de 4 a 20 gotas em meio copo de água, 4 vezes ao dia.

É importante lembrar-se de não deixar o vidro exposto ao sol e a irradiações eletromagnéticas (por exemplo: computadores, celulares).

Dicas da AROMATERAPIA, CRISTALTERAPIA E CROMOTERAPIA:

1 – ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA (Lavanda Angustifolia)

O óleo essencial de lavanda é a grande estrela dos óleos essenciais. Para utilizar, embeba uma bola de algodão com algumas gotas deste óleo essencial e aplique-o nas cicatrizes de acne no mínimo 2 vezes ao dia. Você verá resultados rapidamente. 

IMPORTANTE: Faça um teste antes, aplicando uma gotinha e espalhando sobre uma pequena região da sua pele, para ver se não tem reação alérgica, embora esse óleo seja um dos mais usados e sem contra indicação.

Como vimos anteriormente, a acne está associada ao desequilíbrio no 4º Chakra: o Chakra Cardíaco, portanto, tanto os cristais, como as cores, terão de ser colocadas nesta região.

2 – CRISTAIS INDICADOS NO TRATAMENTO DA ACNE:

Magnetita, Tanzanita, Turquesa.

Outra forma de usá-las é colocando os cristais na água do Escalda Pés (que você pode fazer unindo com os óleos Essenciais que foram recomendados na técnica de Aromaterapia para tratar este sintoma), mas tem que tomar o cuidado, pois alguns cristais não podem ficar na água.

3 – CORES INDICADAS NO TRATAMENTO DA ACNE:

Rosa, Índigo, Azul (sobre o Chakra Cardíaco e/ou áreas afetadas).

VERÔNICA DUTENKEFER

Psicoterapeuta e Terapeuta Holística

CRTH-BR 5234

(11) 96484-5432