GERENCIANDO O STRESS

Todos nós estamos, em maior ou menor grau, expostos aos agentes estressores.

Os centros do cérebro que aceleram os processos bioquímicos quando exposto a agentes estressores podem ser solicitados para diminuir a atividade desses processos.

A resposta de relaxamento é oposta à resposta de alarme e faz o corpo voltar ao seu estado natural de equilíbrio.

Essa resposta de relaxamento tem um efeito restaurador, permitindo um descanso dos agentes estressores (sejam do ambiente, sejam dos pensamentos), normalizando os processos físicos, mentais e emocionais.

Você pode APRENDER A TER CONSCIÊNCIA das suas emoções e controlar seus pensamentos, cortando as cadeias de pensamentos que originam as emoções “tóxicas” que te bombardeiam.

Praticar algum hobby, dedicar alguns minutos por dia ouvindo músicas, passear com seu animal de estimação, fazer caminhadas, contemplar a natureza, etc, podem ser bons hábitos que contribuem para fugir das pressões cotidianas.

Algumas técnicas podem muito auxiliar na manutenção da saúde e equilíbrio e administrar o stress. Mas devemos sempre lembrar algo muito IMPORTANTE:

  • Nenhum tratamento holístico substitui o tratamento médico. As técnicas holísticas surgem para COMPLEMENTAR os tratamentos médicos que uma pessoa possa estar fazendo.

Dentre elas podemos citar:

– Exercícios de respiração (Yoga, Tai Chi, Chi Kung, etc); Meditação;

– Psicoterapia

– Terapia holística: terapia floral; reiki, cromoterapia, aromaterapia, mandalaterapia, chakraterapia, fitoterapia, etc;

– Acupuntura;

– Nutrição;

– Exercícios físicos

Nas próximas postagens estarei dando algumas dicas dentro do trabalho que realizo como psicoterapeuta e terapeuta holística para lidar com o stress.

Colocarei o link (abaixo desta mensagem) de um vídeo que fiz explicando sobre a TERAPIA ENERGÉTICA que realizo, onde você conseguirá ter uma ideia melhor sobre essas técnicas holísticas.

VERÔNICA DUTENKEFER

Psicoterapeuta e Terapeuta Holística

CRTH-BR 5234

(11) 96484-5432