💞 O SISTEMA AFETIVO.

As emoções e sentimentos compõem o que chamamos de “Sistema Afetivo”. Ele é composto:

  • Pelos mecanismos neurais das emoções e
  • Pelos sentimentos.

Portanto:

💖 AFETOS = EMOÇÕES + SENTIMENTOS

Compreender melhor sobre nosso sistema afetivo é imprescindível para gerenciarmos melhor nossas relações e nossa saúde física, mental e emocional.

É comum usarmos as palavras “EMOÇÃO” e “SENTIMENTO” como sinônimos, mas será que é correto?

Vamos então compreender melhor o que é emoção:

Quando passamos por uma experiência ameaçadora, o sistema nervoso simpático (que atua na preparação do corpo para reagir à situações de medo, stress, excitação), regula o funcionamento de diversos sistemas internos para um estado de prontidão. Exemplos: dilata a pupila; inibe a salivação (“boca seca”); acelera os batimentos cardíacos, etc.

No cérebro, hormônios e neurotransmissores vão ativar circuitos cerebrais que vão fazer com que a pessoa fique hipervigilante, hiperfocada e hipersensível a qualquer coisa minimamente negativa e ameaçadora que esteja ao seu redor.

Todos esses programas de ações fisiológicas são as EMOÇÕES.

Emoção se relaciona a AÇÃO na medida que todas essas alterações fisiológicas geram comportamentos biologicamente vantajosos frente à uma necessidade imediata.

A emoção é uma ação automática e não conseguimos controlá-las. Elas garantem a nossa sobrevivência.

As emoções estão sempre associadas à estímulos que as desencadeiam, sejam externos ou internos. Exemplos:

ESTÍMULO EXTERNO: Você vê um alimento que gosta muito😋; encontra com a pessoa amada😍; vê um assaltante😫; se depara com um tigre😱; etc.

ESTÍMULO INTERNO (Derivam de conteúdos mentais 💭🗯💬– ideias que são capazes de provocar emoções): Pensar numa situação desagradável que te feriu🥺; relembrar momentos com uma pessoa amada🥰; se preocupar se vai ou não conseguir aquele emprego🤔, etc.

As emoções possuem uma escala que é chamada de: ESCALA DE VALÊNCIA.

As emoções de valência positiva 😌 são aquelas que nos inclinam a comportamentos de aproximação e as emoções de valência negativa😔 nos inclinam a comportamentos de afastamento.

VERÔNICA DUTENKEFER
Psicoterapeuta e Terapeuta Holística
CRTH-BR 5234

(11) 96484-5432